Online pass é tão ruim assim?

Online pass é tão ruim assim?

Online Pass

Como todos sabemos, ha algum tempo atraz foi introduzido no mundo dos videogames o online pass que é um código incluso no jogo que normalmente libera seu acesso para o modo multiplayer do jogo. Inicialmente o aparecimento do Online Pass provocou uma discussão enorme pois afeta diretamente o comércio de jogos usados.

O Fato é que as empresas principalmente as que fazem jogos multiplayer precisam manter servidores para que seus usuários joguem online e isso custa dinheiro, portanto a idéia é realmente fazer algum dinheiro com aquelas pessoas que preferem esperar e comprar o jogo usado muito mais barato que um lançamento.

Alguns argumentam que é ruim para o jogador, mas na minha opinião essa é uma forma de manter um jogo funcionando por bastante tempo pelo fato desta ser uma renda extra para a empresa então teoricamente os servidores de um jogo tem a possibilidade de ficar mais tempo online pelo dinheiro extra que entra com a venda dos jogos usados e consequentemente a compra do Online Pass para estes jogos.

Porém com o nascimento de outras formas mais baratas de comprar jogos como o Steam, Origins entre outros, aumentam as especulações de que outras formas de Online Pass podem ser desenvolvidas e que sejam prejudiciais para os jogadores. A pioneira em proteções foi a Ubisoft que testou um sistema de proteção DRM que obrigava os jogadores a estarem na internet para poder jogar, mesmo que fosse em modo offline. Este caso teve uma péssima repercussão obrigando a empresa a abandonara idéia completamente.

O Online Pass é uma forma menos problemática de geração de renda e realmente não afeta necessáriamente a venda de usados,  o jogador mesmo comprando um jogo usado pode comprar um online pass que é normalmente vendido a $9,99 e jogar online normalmente, o que se deve ter em mente é que as empresas poderiam aplicar outras formas de bloqueios que impediriam a venda completamente.

Hoje com a compra cada vez maior de jogos por download digital, podemos ver o campo de jogos usados diminuir muito mais que o normal, comprando em modo digital o jogo fica com você paqra sempre e não há possibilidade de revender o jogo como é feito em mídias comuns, portanto afetando muito mais o mercado de usados.

Podemos ver um número cada vez maior de jogos que necessitam do Online Pass, para você que compra o jogo novo isso passa quase que desapercebido pois você nunca precisará comprar um passe deste para jogar o seu jogo no modo multiplayer e talvez seja até difícil se lembrar que ele existe.

O Mercado de usados é bem grande principalmente nos EUA a muitos anos, então era mais que esperado que as empresas quisessem ganhar alguma coisa, principalmente hoje que a maioria das empresas tem custos com os jogos mesmo depois de terem sido lançados como atualização do jogo e manutenção de servidores coisa que a uns anos atrás elas não precisariam se preocupar.

Previous Que tal ganhar o jogo World of Warcraft grátis?
Next Controle Retro para Ipad,Iphone e Android

You might also like

Need for Speed: Rivals deixa Wii U de fora

Desta vez a franquia Need for Speed não terá em sua última franquia uma versão para Wii U

Atualização da Ps Home adiciona luta Street Fighter X Tekken

Uma atualização nesta quarta feira vai trazer a Ps Home um novo espaço dedicado a Street Fighter X Tekken, o mais legal desta atualização é que você poderá utilizar seu

Gran Turismo 5 vai receber grande atualização

Fãs de Gran Turismo 5 preparem-se, foi divulgado o conteúdo da grande atualização que acontecerá logo para o jogo, muitas melhorias estão por vir em um dos melhores jogos de