Análise – Legend of Grimrock

Análise – Legend of Grimrock

A pouco tempo falei de Legend of Grimrock, um dungeon crawler oldschool que misturava um pouco de RPG tradicional com novos elementos de batalha bem interessantes. Agora que o jogo saiu oficialmente foi a minha vez de testar o jogo.

 

A História

O jogo tem uma história inicial bem interessante, um grupo de bandidos (você no caso) são presos e jogados em uma dungeon chamada Grimrock, no momento em que entram lá seus crimes são perdoados. Porém para serem livres de verdade os personagens precisam sobreviver a Masmorra e chegar até o primeiro andar o que nesse jogo não é uma tarefa fácil.

Durante sua jornada você vai descobrindo vários segredos deste lugar e também é apresentado com mais um mistério, seus personagens começam a ter sonhos com alguém que parece estar preso no mesmo local e o único modo de descobrir quem é esta pessoa ou entidade é continuar seu caminho enfrentando os perigos deste lugar.

 

Legend of Grimrock 4

Atrás de cada porta um perigo

 

O Jogo

Começando a sua jornada você se verá diante de um problema inicial, seus personagens não possuem qualquer tipo de arma ou armadura, então o primeiro passo é seguir seu caminho olhando com bastante atenção por todos os cantos em busca de algo que possa ajudar.

Você inicialmente encontrará pouca coisa, basicamente pedras e algumas adagas que podem ser lançadas nos inimigos, mas o jogo demanda muito mais de você. Durante todo o jogo vários lugares secretos podem ser encontrados até mesmo no início do jogo. Esses lugares estão cheios de itens e armas que vão ser bem importantes nos primeiros instantes do jogo.

O lugar é totalmente escuro com exceção de algumas tochas que você encontra no caminho, colocadas na mão de um dos personagens elas são bem uteis em sua exploração e são vitais para que você encontre botões escondidos nas paredes da masmorra fique atento pois não são poucos os botões escondidos. Para que você não fique na escuridão completa quando a sua tocha acabar utilize somente uma delas na mão de um personagem e guarde a maioria das tochas que encontrar pois elas tem várias utilidades durante a partida.

Durante sua exploração você vai encontrar vários ocais que parecem intransponíveis, mas sempre perto de um há uma dica de como enfrentar o obstáculo, normalmente estas dicas estão escritas de modo simples e você precisa pensar um pouco para resolver o enigma.

O jogo não é só aventura, você vai encontrar vários puzzles e enigmas durante sua exploração e junto com eles vem poucas pistas do que você deve realmente fazer, ai vale seu instinto e paciência e muito as vezes você só poderá avançar quando resolver algum desses enigmas na base da tentativa e erro.

A movimentação no jogo é baseada em Grid ou seja você anda como se estivesse em um chão cheio de quadrados e você anda um quadrado de cada vez, desse modo você pode prever os movimentos de seus inimigos e vai precisar ser rápido o bastante em alguma situações para não ficar encurralado.

Não se engane com Legend of Grimrock, apesar de ser relativamente simples em seu modo de jogar o jogo é bem difícil e você tem que ter muito cuidado com seus movimentos pois qualquer vacilo e você pode morrer ou um de seus personagens e pelo que vi até agora no jogo se um de seus personagens morre já era ele não volta mais você pode revive-lo utilizando o cristal de vida encontrado em alguns níveis.

Um detalhe importante é que seus personagens tem uma barra de comida, que na medida do possível deve estar sempre cheia, pois ela afeta a recuperação de energia de seus personagens tanto enquanto você anda quanto quando você entra no modo sono. Nessa modo você manda seus personagens dormirem, assim eles recuperam energia rapidamente, porém você deve estar em um local seguro ou pode morrer ao ser atacado por um inimigo.

Durante o sono de seus personagens você pode se deparar com o sonho esquisito que mencionei antes e um dos problemas que eu vi no jogo é que se você dorme é atacado por um bicho durante o sonho você não consegue sair dele ou se defender até ter lido todo diálogo daquele sonho o que pode fazer com que um ou mais personagens de seu grupo morra.

 

Equipamento

Seus personagens podem ser equipados com vários itens que são encontrados por toda masmorra, todos os personagens podem utilizar 2 armas de cada vez ou arma e escudo dependendo da classe de seu personagem. No inicio do jogo os personagens podem ser construídos por você ou você pode pegar os personagens básicos do jogo que são 2 guerreiros, um mago e um ladrão (thief).

Prestar atenção nos equipamentos que você recolhe é essencial para o bom desempenho no jogo, verifique os stats de cada item encontrado e veja qual personagem vai se utilizar melhor de cada equipamento do jogo. Por exemplo um mago ou um ladrão não tem muita utilidade para um escudo ou um capacete de ferro, esses itens servirão melhor para os guerreiros, mesmo que você possa equipá-los em um mago por exemplo.

 

O Combate

O Combate sempre faz parte de um jogo de RPG, no caso de Legend of Grimrock o combate é algo bem rápido e que exige um pensamento rápido do jogador. Para atacar um oponente você só precisa clicar com o botão direito do mouse em cima da arma que deseja utilizar contra o inimigo, cada personagem e cada arma possui uma velocidade de ataque diferente e uma coordenação de sua parte garante sua vantagem durante a luta.

Legend of Grimrock 3

Você pode trocar a posição de seus personagens durante o combate

Como você possui 4 personagens para utilizar e atacar, eles ficam posicionados de 2 em 2, com 2 personagens na frente e 2 atrás, você pode mudar a posição dos personagem a qualquer segundo até mesmo durante uma luta simplesmente arrastando a janela do personagem e posicionando aonde você quer que ele fique. Esse posicionamento garante que você possa utilizar armas de curto alcance com os personagens que ficam atrás simplesmente movendo eles para frente na hora de atacar, mas eu consegui bons resultados equipando os personagens de trás com uma lança fazendo com que eles consigam atacar os inimigos mesmo que estejam ao fundo.

Você também pode utilizar pedras,adagas e estrelas ninja por exemplo para atirá-las contra os inimigos, logo no inicio do jogo você encontrara algumas dessas armas de arremesso, porém uma vez utilizadas elas só podem ser recolhidas no fim do combat.

O Lançamento de magias é outro ponto diferente no jogo, clicando com o borão direito na mão de um mago ou em um cajado que esteja equipado com ele aparecerá uma mini tela de magia com vários simbolos, cada um deles pode ser uma magia mas algumas magias utilizam mais de um símbolo para serem utilizadas, você descobre as combinações achando scrolls durante o jogo que lhe ensinam essas magias. Mesmo achando scrolls potentes você ainda precisará que seu mago tenha skills compatíveis com a magia a ser lançada, a quantidade de skill necessária para cada magia também vem descrita no scroll que você acha.

 

Skills

Como todo jogo de RPG seus personagens sobem de nível quando você ganhar experiência suficiente matando os inimigos do jogo. Apesar de poucas skills para escolher é importante prestar atenção no inicio para decidir o que escolher. Quando você passa de nível ganha 4 pontos para adicionar nas diferentes skills de seus personagens, guerreiros podem ficar melhor em agilidade, força física e skills de armas, ladrões podem ficar melhor em esquiva armas e armas de arremesso enquanto os magos podem melhorar sua esquiva e suas magias.

Legend of Grimrock 2

Você precisa ser rápido no seletor de magias

Parando o mouse em cada uma das skills o jogo te mostra uma lista de habilidades que você pode conseguir adicionando um ponto e assim fica bem fácil de planejar as habilidades de seus personagens.

 

Conclusão

Legends of Grimrock é um jogo bem divertido um pouco assustador de ser jogado uma vez que o jogo não possui trilha sonora e você só ouve barulhos de seus personagens andando, de inimigos ou tochas queimando.

O estilo de combate rápido e bem diferente e os enigmas espalhados por cada parte do jogo fazem você pensar bastante e é bem legal quando você decifra um deles. Um dos problemas iniciais é a falta de um tutorial completo sobre as funções do jogo,mas acho que isso faz parte da diversão do jogo.

Gostei bastante do jogo que me leva a um estilo de jogo esquecido de muita gente e recomendo para aqueles que gostam de um RPG oldschool e com bastante suspense.

O jogo esta disponível por apenas $14,99 e você pode comprá-lo pelo Steam ou entrar no site oficial e ver outros lugares para adquirir o jogo.

 

 

Previous Open Beta de Diablo 3 este final de semana
Next Nintendo anuncia New Super Mario Bros. 2

You might also like

Servidores de Demon´s Souls vão continuar online.

Esta é uma ótima notícia para os fãs de Demon´s Souls ou mesmo de Dark Souls. A Atlus anunciou que vai manter o suporte aos servidores de Demon´s Souls por um período indeterminado, pelo menos enquanto o jogo ainda estiver com um bom número de usuários.

Demo de Lego Marvel Super Heroes, disponível para download. Baixe agora

Demo de Lego Marvel Super Heroes está disponível para download, saiba aqui o que esperar da nova franquia.

Retrogames: Everquest e a saga do meu primeiro MMORPG (Parte 1)

Everquest foi um dos primeiros MMORPG de grande sucesso, diferentemente dos jogos atuais, este jogo trazia desfios de deixar os melhores jogadores de cabelo em pé.