Retrogames:Space Quest [Atualizado]

Retrogames:Space Quest [Atualizado]

Com saudade que lembro dos jogos de adventure da minha infância e Space Quest esta entre eles.

Neste jogo você controla Roger Wilco um simples faxineiro que quer ser um comandante estelar, mas sem condições nenhuma de ser capitão ele acaba sempre arranjando alguma confusão que termina colocando o trapalhão  a bordo de uma nave estelar e por fim salvando o universo de alguma ameaça.

O jogo faz sátira com Starwars e Star Trek, além de algumas marcas famosas como Microsoft e Mcdonalds. De um jeito sempre cômico você controla um personagem todo atrapalhado em um mundo aonde as coisas mais loucas acontecem sempre no bom e velho estilo adventure que era a moda dos anos 90.

Graficamente os primeiros jogos não eram tão bons, utilizavam a mesma engine de adventure que era usada em jogos como Kings Quest em míseras 16 cores mas que para a época em que nem todos tinham monitores coloridos não era tão ruim.

A partir de Space Quest 4 as coisas foram melhorando graficamente, o que ajudou ainda mais a equipe de desenvolvimento nas constantes piadas com todo tipo de coisa e a colocar no jogo um ar mais futurista e que lembrasse um pouco desenho animado que dava um ótimo astral em um jogo baseado em tecnologia e trapalhadas do herói.

Uma das coisas engraçadas em toda a série é que não importa como nosso herói salvou o universo, duas coisas você podia ter certeza. Um é que foi tudo sem querer Roger sempre resolve tudo em um golpe de sorte ou por ser muito atrapalhado mesmo. Dois, nosso herói sempre era condenado a corte marcial depois da aventura por ter quebrado várias regras durante toda a sua jornada.

Space Quest teve em seu total 6 jogos, me lembro de ter jogado somente do 2 em diante, apesar de que a sua sexta versão foi umaaventura bem curta já mostrando que o gênero já estava em decadência.

Várias tentativas de reviver a série foram feitas, porém o mercado ainda não estava preparado para a volta deste tipo de jogo e o projeto foi abandonado pela Sierra. Quem sabe agora com Sam&Max e o De volta para o futuro,Monkey Island mostrando que esse tipo de jogo ainda não esta totalmente esquecido, poderemos sonhar com novas versões de Kings Quest,Space Quest entre outros famosos da época.

[02/01/2011] Descobri que um grupo chamado Infamous Adventures fez uma versão “remasterizada” de Space Quest 2 e Kings Quest III. Você pode baixar os jogos de graça diretamente do site deles.

Previous Piores jogos de videogame em 2011
Next Saiba tudo sobre os shouts de Skyrim

You might also like

Aprenda a tocar guitarra em 60 dias com o Rocksmith 2014

Aprenda a tocar guitarra em 60 dias com Rocksmith 2014 Edition

Divida seus jogos do Steam com o Steam Family Share

Sempre procurando inovar, o serviço de jogos Steam está lançando na próxima semana o beta de um programa inovador o Steam Family Share.

Agora os usuários vão poder compartilhar seus jogos com até 10 pessoas que poderão jogar qualquer jogo da conta do usuário que compartilhou normalmente como se tivesse comprado o jogo incluindo DLCs que tenham sido comprados.

Dragon Quest X está chegando para Wii/Wii-U

Dragon Quest X foi anunciado em meados de 2008 para Nintendo Wii, de lá pra cá poucas informações chegaram sobre este clássico. Porém ontem 05/09 finalmente o suspense acabou e

  • mateus

    Ahh, saudade dos adventures! Meu tipo preferido de games, curto outros tipos tbm, mas adventures são muito mais envolventes, numa época em que o roteiro e a história eram fatores muito mais importantes do que os gráficos… Space Quest eu não joguei muito, apenas esse da ultima foto ai que tinha uns gráficos melhorzinhos já (6 se não me engano ? ). Nunca fui muito fã dos adventures da Sierra, exceto a série Gabriel Knight e Leisure Suit Larry(os ultimos).
    Adventure mais voltado pro humor não se comparam com os da Lucas Arts… Day of tentacle, Sam & Max, Full Throtle, The Dig, Grim Fandango e claro Monkey Island !
    Talvez a aceitação desse tipo de games pro grande público não seja tão boa pq são jogos de ritmo mais lento, que exploram mais o raciocinio e tbm por ser linear. Mas são games que depois de acabar, se tornam clássicos que jamais serão esquecidos! E hoje em dia como é dificil encontrar games bons desse genero, aposto que o pessoal ai continua jogando os mesmos de tempos em tempos xD

    • Anônimo

      A Lucas Arts só fez clássicos, foi dela o primeiro Adventure que eu joguei que foi o Indiana Jones e a última Cruzada. Não me esqueço que veio com o diário do pai do indiana Jones e era muito bem feito.