Retrogames: Indiana Jones e a Última Cruzada.

Retrogames: Indiana Jones e a Última Cruzada.

Indiana Jones and the Last Crusade PC

Alguns jogos marcam nossas vidas, e para mim Indiana Jones e a Última Cruzada do PC versão adventure é um dos que marcaram a minha. Um dos primeiros jogos que comprei para PC foi um marco dos jogos adventures da Lucasarts.

O Jogo seguia quase que fielmente o enredo do filme, quase porque algumas coisas obviamente foram adicionadas para deixar a aventura ainda melhor e é claro maior. Você obviamente controlava Indiana Jones que tem como missão encontrar o cálice sagrado.

No inicio você esta na escola em que ele dá aula, lá você aprende a maioria dos comandos necessários para a sua aventura, como era um jogo adventure tudo funcionava com comandos básicos como Andar,Pegar,Olhar,Empurrar,Puxar etc. Explorando um pouco o local você achava várias coisas curiosas, a mais legal delas era o treinamento de boxe, que funcionava como um mini tutorial de como lutar no jogo, ação que você iria precisar algumas vezes.

Indiana Jones and the Last Crusade PC

Aprender a lutar é importante

Como a maioria dos adventures lançados na época o jogo te fazia pensar e muito, portanto era necessário saber um pouco de inglês para pelo menos entender algumas falas do jogo e ter uma ideia de sua próxima ação, não me lembro realmente se o jogo foi traduzido posteriormente para o português coisa que não era muito comum na época mas a minha versão comprada aqui no Brasil era totalmente em inglês.

A primeira coisa que você tem que ter em mente em um jogo deste tipo é que a história vale muito mais que a ação e o jogo não era rápido como os jogos que você controla um personagem e vai simplesmente passando fases, neste você tinha que realmente procurar pistas de suas próximas ações e para aonde você precisava ir. O mais legal de tudo é que todos os itens na tela tinham alguma ação associada a eles, e isso dava muitas opções ao jogo de pelo menos fazer uma piada com alguns deles.

Indiana Jones and the Last Crusade PC

Utilizar o chicote ajuda em várias armadilhas

Mesmo sendo um adventure não faltava ação no jogo e você casualmente era apresentado a algumas opções que eram de importantes e definiriam a vida ou morte de seu personagem literalmente, uma ação errada poderia levar Indiana Jones a cair em armadilhas ou tomar um tiro de um Nazista enfurecido. Mas é claro que o nosso herói não podia morrer, por isso ao fazer uma escolha errada e ver as consequências você voltava a cena anterior e poderia fazer uma nova escolha para passar pelo obstáculo.

Realmente divertido o jogo te apresentava a várias situações engraçadas, principalmente quando Indiana jones encontrava o seu pai, bem parecido com o filme, além disso novas cenas de humor foram adicionadas ao jogo.

Graficamente o jogo era colorido para quem tinha monitor colorido na época, coisa comum nos dias de hoje não era assim tão comum na época de lançamento do jogo além disso era tudo feito com gráficos 2D bem simples mas curiosamente os desenhos foram feitos de um jeito que você identificava os personagens claramente. Algumas cenas mais importantes do jogo apareciam em tela inteira principalmente quando você precisava ver a cena para identificar alguma pista relacionada ao jogo.

Na parte de som o jogo era bem simples, obviamente que a música tema do filme estava inserida no jogo, mas como é muito antigo novas tecnologias de mídias não existiam na época, portanto as músicas e sons do jogo pareciam de um videogame de 8bits pelo menos essa é a comparação mais simples que posso fazer.

Como disse em minha matéria sobre a mídia física, o jogo vinha em uma caixa muito legal com vários manuais e uma cópia do diário do pai de Indiana Jones o que era muito legal pois vinha com inscrições a mão desenhos e imagens como o que aparece no filme.

Indiana Jones and the Last Crusade PC

Caixas e manuais completavam o pacote do jogo

Para um jogo de 1989 Indiana Jones e a Última Cruzada era muito bom e ganhou altas notas na época,  felizmente não foi abandonado, uma versão do jogo atualizada para funcionar em computadores atuais foi lançada na Steam, você pode reviver este clássico por apenas $4,99.

Indiana Jones e a Última Cruzada marcou minha vida de gamer e se você não viveu esta época e portanto não é tão velho como eu tem a oportunidade agora de viver esta aventura não percfa esta oportunidade.

Previous Análise – Saints Row: The Third
Next Mapa completo de Skyrim para facilitar sua vida

You might also like

Trailer de lançamento de Sorcery PS3

Depois de muito tempo de espera, o exclusivo para Ps Move Sorcery finalmente é lançado. Com o tempo que levou para desenvolver e realmente lançar o jogo a expectativa é

Segunda temporada de The Walking Dead da Telltale Games será revelada amanhã

A Telltale Games criou um clássico com a primeira temporada de The Walking Dead, lançado em capítulos, o jogo ganhou vários prêmios pela inovação e qualidade.

GTA 3 chegando para IOS na próxima semana

10 anos já se passaram do lançamento de GTA III, um jogo que criou um novo estilo de jogo o free world. Depois de todos estes anos GTA continua sendo