Para onde foram os jogos com filmes interativos?

Para onde foram os jogos com filmes interativos?

Tomcat Alley

Esses jogos não são novidade para muitas pessoas, os jogos feitos com filmes interativos teve seu inicio obviamente no arcade, que era em um passado não muito distante a principal plataforma de lançamento de jogos e a mais potente.

Dragons LairDragons Lair, jogo que é até hoje relançado para todo tipo de videogame com versão inclusive para Ps3/Xbox360 foi o precursor de tudo. O Jogo é um filme interativo em que o jogador tem que pensar rápido e usar o direcional ou botões na hora certa e assim ajudar o personagem a evitar os perigos.

Todos os jogos deste gênero funcionam mais ou menos da mesma maneira. Você faz a ação normalmente indicada na tela (nem sempre) e precisa ser rápido, caso você acerte a ação o filme continua, mas caso você não consiga é mostrado um outro vídeo com o que aconteceu com o personagem, isso é similar a você ter  morrido e perdido uma vida.

O Estilo que muitos chamam como o modo God of War de enfrentar cenas é mais ou manos o que acontecia com os filmes interativos, mas alguns deles eram até mais evoluidos e misturavam a ação do filme com controles mais complicados e com muito mais opções como era o caso por exemplo de jogos como Double Switch ou Night Trap ambos lançados para Sega CD.

Falando em Sega CD ele era o rei destes tipos de jogos, o console foi lançado bem na época em que estes jogos estavam na moda e os desenvolvedores aproveitaram a capacidade do console de rodar jogos em CD que na época era o jeito mais barato e de maior capacidade de armazenar dados e o processamento extra que o Sega CD dava ao mega drive para lançar vários títulos.

Os Primeiros que tivemos no Brasil foram Sewer Shark que vinha com o console e era um jogo bem legal que misturava filme com um jogo de ação ao qual você estava em um veículo que andava por esgotos.

Tirando o enredo estranho do jogo ele era legal. O outro jogo lançado junto com o console, foi Tomcat Alley, sempre achei o jogo parecido com Top Gun apesar de que você tinha uma base secreta. O objetivo do jogo obviamente era destruir os aviões inimigos, você não era o piloto do avião mas sim o co-piloto e era responsável pelo rádio, pelo radar, pelas armas e por ativar as medidas contra misseis que eram atirados contra vocês.

Estes dois foram os primeiros jogos que eu tive com este formado de FMV interativo, mas tiveram muitos e muitos outros e um deles também ficou bem famoso nos arcades que era Mad Dog McCree que era um jogo de tiro famoso nos anos 90 e como se fosse hoje me lembro de jogá-lo em um fliperama imenso com uma pistola o jogo claro era a sensação do momento.

Para o Sega CD tiveram vários jogos deste tipo uns bons outros bem ruins, entre os jogos podemos destacar Who shot  Johnny Rock?Double Switch,Night Trap,Mad Dog McCree 1 e 2, Who Shot Johnny Rock, Power Rangers,Space Ace,Dragons Lair,Road Avenger,Sherlock Holmes: Consulting Detective e muitos outros.

Mas o formato não resistiu ao tempo, primeiro por suas próprias limitações, todas as ações dos jogadores eram limitadas, o jogador não tinha um controle sobre o jogo e é claro o custo do jogo que em alguns casos foram altos e podiam ser  comparados a filmes de cinema que eram lançados na mesma época. Este tipo de jogo foi tido como um fracasso total devido as baixas vendas em alguns casos, mas tenho que admitir que eu gostava bastante do gênero.

Algumas outras tentativas foram feitas mais tarde no Playstation 1, o mais famoso deles o Wing Commander 4 misturava jogo normal com filme interativo o filme era estrelado por Mark Hamil mais conhecido por ser o Luke Skywalker na saga clássica de Star Wars.

Dependendo da opção que você escolhia nas cenas filmadas o jogo mudavam as missões do jogo ou mesmo poderiam te prejudicar até terminando o jogo. O Jogo era muito grande devido aos filmes o que também deu a ele o título de jogo com o desenvolvimento mais caro em sua época, no PS1 ele vinha em 4 CDS.

Pouco saiu depois deste tempo em relação a estes jogos, normalmente remakes de um ou dois destes, mas não tenho conhecimento de nenhum jogo novo deste gênero, uma pena este é um tipo de jogo que vai deixar saudades.

Previous Melhores momentos para os gamers em 2011
Next Dark Souls poderá ter uma versão para PC

About author

You might also like

Trailer live action de The Elder Scrolls V: Skyrim

  Elder Scrolls  já é uma das franquias favoritas no mundo dos games, e este novo lançamento promete provar ainda mais que Elder Scrolls esta mais vivo do que nunca.

Aprenda a tocar guitarra em 60 dias com o Rocksmith 2014

Aprenda a tocar guitarra em 60 dias com Rocksmith 2014 Edition

Diablo 3 pode chegar aos consoles

A Blizzard, desenvolvedora de Diablo 3, confirmou que está fazendo testes com uma versão do jogo para consoles. Segundo a empresa, a versão para console ainda não é um projeto oficial o que significa que ainda estão testando a viabilidade do projeto.