Para onde foram os Beat’em Up ou Briga de rua?

Para onde foram os Beat’em Up ou Briga de rua?

Grande parte dos gamers de hoje se lembram deste gênero de jogo, o beat’em up ou como era chamado por muitos no brasil briga de rua, foi um gênero de jogo que dominou os videogames por muitos anos.

Tudo começou ainda nos anos 80, um dos mais famosos da época foi o arcade das Tartarugas Ninja, que além do sucesso ganhou versões para vários consoles  posteriormente e graças ao sucesso da franquia na época ainda teve algumas continuações tanto para o arcade quando para videogames.

Mesmo antes das Tartarugas Ninja, Double Dragon iniciava em 87 sua carreira de sucesso nos jogos deste estilo que convenhamos gerou grandes sucessos como Streets of Rage,Captain Commando,Double Dragon,BattleToads e até mesmo o Batman o Retorno do Super Nintendo entraram nesta onda e foram devidamente reconhecidos como sucesso na época.

Hoje quase 30 anos depois o estilo beat’em up foi quase esquecido ou drasticamente modificado para que fosse adaptado às novas gerações de gamers e consoles, mas será que este gênero ainda consegue motivar os jogadores e até mesmo boas críticas se baseando em um conceito dos anos 90?

Para quem lembra, a algum tempo atrás foi lançado para o Playstation 2 God Hand em 2006, um beat ‘em up que foi considerado uma paródia a jogos deste estilo, mas que na verdade fez um grande sucesso, tanto pelo seu estilo cômico quanto pelos gráficos que eram muito legais para a época. Em 2009 a Sega lançou o Mad World para Wii um jogo muito sangrento e com gráficos diferentes dos mais comuns.

A Melhor definição para beat’em up atualmente esta no recente Scott Pilgrim vs the World, que é um jogo que chamou muita atenção na época de seu lançamento, e o mais estranho foi que mesmo com gráficos 2D (muito bons é claro) e com seu estilo clássico de um jogo deste estilo, conseguiu ótimas notas, falhando exatamente no quesito multiplayer online, mesmo assim honrou seus antecessores.

Faz bastante tempo que não temos um beat’em up puro, sem entrar em muitos detalhes mas Dynasty Warriors e Yakuza por exemplo que poderiam ser exemplos deste estilo de jogo, possuem muitos outros eleamentos que na minha opinião fazem com que esses dois jogos saiam do formato original da classe.

Tenho certeza que há espaço hoje em dia para mais jogos deste tipo, até mesmo um revival de Streets of Rage ou mesmo Final Fight, mas com gráficos atuais e não os jogos de antigamente meramente convertidos. Hoje eu imagino um jogo desses em que não se precise pensar muito é só bater e ir avançando para seu objetivo, com um modo multiplayer em que umas 4 pessoas poderiam ir juntas. Isso com certeza iria fazer sucesso, pelo menos na minha opinião, mas enquanto esperamos que chegue o dia em que alguém apostará grande nesse estilo novamente, vamos matando a saudades com os velhinhos mesmo.

Previous Novo jogo da produtora de Uncharted surpreende
Next Skyrim mania,videos inspirados no melhor jogo do ano.

You might also like

Super desconto na Origin. Dragon Age, Titanfall, Battlefield 4 entre outros

A Origin está fazendo um super desconto este final de semana, jogos como Dragon Age Inquisition, Titalfall, Battlefield 4, The Sims entre outros estão com um ótimo desconto para todas

Microsoft continuará com jogos de graça para Xbox 360

A Microsoft anunciou que continuará com seu programa de jogos grátis para assinantes da XboxLive.

Hoje,Super Street Fighter Arcade Edition grátis na PSN

Hoje entra mais um jogão na lista de jogos grátis da PSN para quem tem o Playstation Plus, desta vez SSF4 Arcade Edition vai dar as caras na já imensa coleção de jogos grátis.