Gamers agora são líderes em financiar jogos (ou quase).

Gamers agora são líderes em financiar jogos (ou quase).

Gamers são lideres em financiar jogos

A pouco tempo atrás somente as grandes empresas tinham dinheiro para financiar jogos, assim como o poder de decisão de quais jogos interessavam e quais não (vide rentáveis).

Portanto por vários e vários anos a maioria dos jogos que jogamos são lançados principalmente pelo motivo de se fazer milhões sendo o público uma peça secundária no processo pois o jogo seria literalmente empurrado para os jogadores com publicidade exagerada ou continuaríamos ver os mesmos estilos de jogos serem lançados todos os anos com poucas alterações mas que são muito vendáveis como os jogos de tiro de primeira pessoa.

Agora o quadro esta mudando lentamente, pois com o sucesso dos últimos meses do Kickstarter desenvolvedores independentes estão conseguindo financiamento para seus jogos que foram considerados não rentáveis pelas grandes empresas e quem financia tudo isto pode ser você.

Com uma pequena doação você ajuda a financiar o desenvolvimento de um jogo legal e que não poderia ser desenvolvido de outra forma e como recompensa os desenvolvedores te dão recompensas que são as mais diversas desde cópias oficiais do jogo por um preço bem pequeno até a criação de uma estátua sua que ficará para sempre no jogo, isto depende de quanto você esta disposto a doar para o desenvolvedor do jogo.

Dois projetos atualmente chamaram a atenção pela velocidade que conseguiram se financiar somente com doações de jogadores interessados no jogo como o Double Fine Adventure de Tim Schafer (Day of the Tentacle, Full Throttle, Grim Fandango) um jogo adventure que não tem nenhuma screenshot e muito pouca informação, porém Tim é conhecido por desenvolver ótimos jogos adventure e com o gênero sumido atualmente o projeto tomou um rumo que ninguém esperava, para desenvolver o jogo Tim precisava de $400,00 mas ele conseguiu arrecadas nada mais nada menos que $3,336,371 que são incríveis 834% do valor necessário para o jogo.

E outro projeto já esta no caminho de ser financiado que é o jogo Wasteland 2 sequência do jogo criado por Brian Fargo nos anos 80 e que serviu de inspiração para a série Fallout. Brian é fundador da Interplay uma empresa que fez nome principalmente na era do 16 bits. Uma sequência do jogo nunca foi realizada principalmente por ser um jogo complexo em matéria de jogabilidade mas com gráficos muito simples pelo fato de ter sido feito a mais de 30 anos atrás, portanto uma sequência do jogo nunca interessou uma grande publicadora de jogos. Enquanto escrevo esta matéria o projeto já esta com o financiamento que precisa e ainda falta muito tempo no Kickstarter o que me faz ter a certeza de que o valor vai passar bastante o necessário.

Este novo modo de financiamento de jogo é extremamente interessante principalmente para nós gamers, deste modo vamos ter a chance de ajudar de alguma maneira no desenvolvimento de jogos que nos interessam e quem sabe trazer de volta gêneros até então esquecidos pelas grandes empresas. Também nos da a possibilidade de realizar quem sabe o sonho de estar literalmente dentro de um jogo,ser um NPC,criar alguma coisa e até mesmo ir em uma festa promovida pela empresa desenvolvedora. Tudo isso são recompensas que estão ou já estiveram no Kickstarter e só o que você precisa fazer é colaborar.

Podemos pela primeira vez ter a oportunidade de mudar um pouco o cenário dos jogos e quem sabe fazer com que mais empresas desenvolvam jogos diferentes deste modo. Se Tim Schafer abrir outro Kickstarter para financiar um Full Throttle 2 um dos adventures que eu mais gostava? Com certeza vou ajudá-lo novamente.

Mas não é só os jogos que estão lá para você ajudar, se você é fã de música, filmes, literatura , tecnologia e outros gêneros há vários projetos que você pode ajudar a financiar sem risco nenhum, pois se o financiamento não chegar no valor desejado você tem seu dinheiro de volta.

Dê uma visitada no Kickstarter e conheça vários projetos legais quem sabe você não se anima a ajudar?

 

Previous Jogo Indie da Semana: The Legend of Grimrock
Next Jogo da série The Walking Dead ainda este ano.

You might also like

Versão de Red Dead Redemption para PC é descartada

Em recente comunicado a Rockstar Games descartou a possibilidade de uma versão de Red Dead Redemption para PCs, segundo a empresa alguns jogossão inviáveis em algumas plataformas e neste caso

Ganhe 15% de desconto em qualquer compra na Chico Rei

O Planeta Z esta participando do concurso de Blogs da Chico Rei, e quem ganha é você. Utilizando nosso cupom PLZDESCONTO você ganha 15% de desconto em qualquer compra e

Promoções do Steam neste fim de semana (13 a 15 Set)

A Promoção deste final de semana no Steam, está imperdível com Tomb Raider e vários jogos da Activision.