É o fim da mídia física?

É o fim da mídia física?

Já se foi o tempo em que as mídias físicas dominavam o mercado de games e junto com ela esta caminhando para o fim o pacote todo incluindo as caixinhas e os manuais. Ah os manuais, estes já estão em decadência há muito tempo. Há alguns anos atrás as caixas dos jogos eram muito mais valorizadas os jogos vinham em caixas trabalhadas com manuais e vários encartes diferentes dos jogos alguns até com presentes especiais para os fãs.

Ainda me lembro abrindo a caixa do meu Indiana Jones e a última cruzada do PC, este vinha com manual, vários encartes e até mesmo uma tabela de senha comum óculos  para que você conseguisse ler as senhas escondidas no texto, estas senhas eram usadas para que você pudesse jogar e geralmente eram pedidas no inicio e isto era o sistema de proteção contra pirataria da época. Mas o mais legal era que vinha com uma reprodução do diário do Dr. Jones pai de Indy, e que é usado no filme, o diário era muito legal e vinha até mesmo com marcas de café nas páginas muito legal.

Indiana jones Manual

Estes “assessórios” eram muito divertidos de colecionar e é claro tinham a intenção de te ajudar no jogo,o manual por exemplo explicava todas as ações do jogo e sempre foi bem útil para aqueles iniciantes no tipo de jogo.

Depois de um tempo os jogos foram mudando, as caixas ou manuais foram quase desaparecendo e com a chegada do CD e posteriormente do DVD foram fazendo com que as empresas começassem a pensar em redução de custos de produção, os manuais, as caixas tudo foi diminuindo até chegar ao ponto  que se você tiver sorte chega mais de 1 encarte com seu jogo e com muita sorte mesmo vem um pequeno manual.

Lembro de uma versão do Flight Simulator da Microsoft que meu irmão comprou, não me recordo qual a versão mas lembro de quando ele abriu a caixa e o jogo além do manual bem grande vinha com mapas cartográficos detalhados de todas as rotas de voo cobertas pelo jogo e utilizando estes mapas você planejava a sua viagem, na versão seguinte que ele comprou, estes mapas sumiram e simplesmente viraram arquivos digitais dentro do CD o que foi uma decepção para ele que continuou algum tempo utilizando os mapas do jogo anterior.

Esse fato me lembra os dias de hoje, principalmente agora que a distribuição digital por download esta cada vez mais presente na vida dos jogadores, com a remoção quase completa dos cartuchos nos videogames pouca coisa ainda segura a industria a remover completamente a mídia física do mercado. Um dos fatos é que a internet muito rápida ainda não esta disponível em todos os países do mundo o que poderia ser um fator que dificultaria as vendas e o lucro com o jogo, mas esta realidade não vai durar muito mais tempo e qual será o futuro?

O Problema todo não esta realmente nos custos de fabricação ou transporte destes jogos em mídias físicas e sim pelo fato de que a distribuição digital é mais simples e acaba completamente com a comercialização de jogos usados e com eventuais problemas de logística quando um jogo fracassa tanto em vendas que tem que ser recolhido das lojas que não possuem muito espaço para ficar com jogos encalhados. Estes entre outros fatores estão levando os jogos a quase completa extinção de itens que gostamos de colecionar e quem não gosta de olhar uma estante ou prateleira com seus games todos nas caixinhas e enfileirados ou guardar aqueles jogos que você gosta muito por anos em perfeito estado.

Toejam&Earl

Você que como eu viveu a ainda lembra da época de ouro dos cartuchos ou mesmo disquetes de PC em suas majestosas e bonitas caixas sabe do que estou falando. Espero como muitos que as mídias físicas não sejam extintas e não virem somente uma lista de jogos dentro de uma loja virtual que você com o tempo acabará esquecendo.

Falando em caixa vou parar este texto agora e contemplar a minha estante de jogos e meus cartuchos clássicos de videogame na esperança que meus filhos possam ter este mesmo prazer no futuro.

Previous Controle Retro para Ipad,Iphone e Android
Next Ameaça via Xbox manda SWAT para casa de jogador

You might also like

Mad Dog Mcree chega ao Ps3 com suporte ao move

Um dos clássicos jogos de arcade dos anos 90, em uma época em que os jogos filmados era a visão do futuro, Mad Dog Mcree dominou os fliperamas como o jogo de tiro mais jogado de sua época.

Battlefield 4 Xbox 360 tem mais de 12GB de instalação

Mais uma vez, a versão de Battlefield 4 do Xbox360, necessitará de uma grande instalação para que o jogador tenha a melhor experiência possível no jogo.

Trópico 4 grátis este fim de semana na Steam

Trópico é um dos melhores jogos de simulação do momento e neste fim de semana você vai ter a possibilidade de jogá-lo de graça. Durante o fim de semana você