Adeus a LucasArts: Lembramos os bons tempos da empresa.

Adeus a LucasArts: Lembramos os bons tempos da empresa.

Muito mais que uma empresa especializada na franquia Star Wars, a LucasArts desenvolveu em toda sua história jogos memoráveis e ficou conhecida principalmente pelos seus jogos de adventure.

Mesmo tendo feito jogos para Atari lá no seu início, foi com jogos para computadores caseiros, que a empresa se tornou uma famosa desenvolvedora de games, fato que é lembrado até hoje pelos gamers mais fanáticos pelo gênero adventure.

Indiana Jones and the last crusade

Conheci a LucasArts através de Indiana Jones e a Última Cruzada, um jogo do melhor estilo adventure, que trouxe ao mundo dos jogos de computador uma narrativa quase idêntica ao filme, com um toque de humor e muitos desafios que faziam qualquer um passar horas na frente do monitor tentando descobrir como se livrar de certas situações que o jogo lhe apresentava. O jogo vinha com uma embalagem toda especial, além do manual do jogo, também vinham itens especiais como o diário de Henry Jones (Pai de Indiana Jones), quase uma réplica do que aparecia no filme, inclusive com as dicas de como passar pelas armadilhas que aparecem no final do filme e é claro do jogo.

Diferentemente do que se possa pensar, não foram os jogos baseados em filmes ou mesmo na saga Star Wars que definiram o nome da empresa no mercado de games, as franquias originais, criadas e desenvolvidas pela empresa, ficaram tão famosas que são lembradas até hoje quase 10 anos depois como jogos divertidos e sempre citados quando se fala em Remakes. Séries como Monkey Island, Sam & Max ensaiaram o retorno do gênero adventure na atual geração de videogames.

The Dig

Outras histórias se destacaram neste período como The Dig (de Steven Spielberg), Full Throttle,Indiana Jones and the fate of Atlantis, todos obras originais que ganharam vida nas mãos dos talentos da empresa.

Mas a LucasArts não parou com os adventures, e entrou no mundo dos shooters e simuladores, mas dessa vez aproveitaria Star Wars para lançar jogos de sucesso. Dentre os simuladores posso destacar os que mais joguei (e viciei) como X-Wing x Tie Fighter e Star Wars: X-Wing Alliance aonde você podia pilotar a Millenium Falcom.

X-Wing Alliance

A empresa também desenvolveu uma série de shooters como Star Wars: Dark Forces , Star Wars: Battlefront entre outros, levando os jogadores e fãs de Star Wars a loucura com uma gama enorme de histórias e personagens novos que foram introduzidos nestes títulos.

A facilidade de criar histórias da saga Star Wars, começou a atrapalhar a empresa depois do lançamento dos novos filmes da saga, isto porque eram tantos títulos a serem produzidos que a qualidade foi realmente deixada de lado, fato que foi admitido publicamente pela empresa.

Atualmente a LucasArts estava desenvolvendo mais 2 jogos de Star Wars, destaque para Star Wars 1313 que levaria o jogador ao submundo dos Bount Hunters. Pelas imagens preliminares pelo menos graficamente o jogo estava impressionante.

Star Wars: Battlefront

Com a compra de todo legado de George Lucas pela Disney, existia sim a possibilidade da empresa ser fechada permanentemente, porém pelo nome que tem, sempre havia esperanças que a LucasArts pudesse continuar em funcionamento, mas não continuou. O fechamento da LucasArts foi feito oficialmente pela Disney e caso alguns dos títulos que a empresa estava desenvolvendo não for descartado, ele será feito em formato de parceria ou desenvolvido internamente pela Disney Interactive. Oficialmente todos os projetos estão suspensos.

Adeus LucasArts sua história nunca será esquecida.

Previous Out of this World edição especial disponível no Steam
Next Remake de Flashback a caminho

You might also like

MMORPG a onda agora é jogar de graça ou quase.

Com a entrada de Everquest 1 e 2 no mundo free to play, podemos ter certeza de que as empresas realmente adotaram este modo como um padrão para jogos deste

Nova Arte de Robin para o Jogo Arkham City

Robin é um personagem que sempre tentaram introduzir nos games do Batman sem muito sucesso, agora com uma nova arte ele novamente tenta sua empreitada de sucesso nos games.

Capcom diz que não vai fazer versões de seus últimos lançamentos para Wii-U

Diferentemente de empresas como EA,Activision e Ubisoft, a Capcom confirmou que não vai lançar versões de seus últimos lançamentos para o Wii-U.